Todas Notícias


Informação

Setores públicos se reúnem para discutir ações voltadas às pessoas em situação de rua em Iúna

16/07/2025

Aconteceu nessa terça-feira (15) uma reunião com diversos setores públicos para tratar sobre as pessoas em situação de rua e as possíveis ações para melhorar sua dignidade enquanto cidadãos.

Estiveram presentes a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Lusmar Vieira - Tuca, o delegado da Polícia Civil Nelson Coelho Fonseca Junior, a procuradora Jennifer Bonfante, representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Polícia Militar, da ACIIU, da Associação São Vicente de Paulo, da Associação de Pastores, da Coordenação Paroquial da Igreja Católica, do Conselho de Segurança, do CAPS, da Secretaria de Saúde e da Câmara Municipal.

Tuca iniciou dizendo que a reunião era importante e necessária, um momento para entender como cada setor ali representado poderia contribuir na ajuda a esses cidadãos.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social já realiza algumas ações para garantir direitos, como conversa sobre situação da saúde, realiza entrega de roupas, disponibiliza um banheiro para banho, auxilia na confecção de documentos e faz encaminhamento para atendimento nas Unidades de Saúde.

Entre as pessoas em situação de rua no município, 9 vivem fixamente no pátio da rodoviária, desses, 6 são naturais de Iúna. Outros que transitam pelo município vieram de outras cidades. De acordo com a própria Secretaria de Assistência, eles se sentem bem quando se encontra, pois partilham histórias similares, alguns possuem casa e família, mas preferem estar nesse grupo. 

Entre as opiniões dos participantes, foi destacado que a sociedade civil tem se mobilizado para planejar a criação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC), com o objetivo de auxiliar no atendimento ao público em situação de vulnerabilidade, oferecendo acolhimento e apoio além das ações promovidas pelo Poder Público. O Dr. Douglas Vieira mencionou que há projeto para o CAPS realizar atividades e atendimentos; já a 2ª Tenente PM Alexia enfatizou que o papel da Polícia Militar é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, reforçando que, diante de flagrante de delito, deve-se acionar o 190.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br