Todas Notícias


Informação

Iúna lança Protocolo de Atendimento de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência

22/08/2025


O comitê colegiado de Proteção à Criança e Adolescente Vítima ou testemunha de violência e a Prefeitura de Iúna, por meio de suas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Turismo e Cultura, bem como a Santa Casa, Conselho Tutelar, Segurança Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e Organizações da Sociedade Civil, reconhecem a necessidade de um esforço conjunto para garantir a proteção e os direitos das crianças e dos adolescentes.

Em resposta a essa necessidade, foi elaborado o Protocolo Municipal de Atendimento de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência. O Protocolo foi lançado durante a Audiência Pública que aconteceu na manhã dessa quinta-feira (21). 

Na solenidade, a diretora do CREAS, Maria Luiza Mariano Cézar, falou sobre a Escuta Especializada, que é o trabalho em que um profissional ouve, de forma protegida e cuidadosa, a criança ou o adolescente vítima de violência, e apresentou também o comitê colegiado de Proteção à Criança e Adolescente Vítima ou testemunha de violência, que é composto pelos órgãos mencionados anteriormente.

A função do Comitê é articular, acompanhar e avaliar a implementação da lei nº 13.431/2017 e do Decreto Municipal nº 9.603/2028, garantindo que a rede de proteção atue de forma integrada e eficiente no atendimento a esse grupo vulnerável.

Na tarde de ontem (21) e durante toda essa sexta-feira (22), mais de 200 profissionais da Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação estão participando do treinamento realizado pelo psicólogo e professor Rudinei Luiz Beltrame para poderem atender as vítimas ou testemunhas de violência de forma mais humanizada e especializada.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br